NOSSA HISTÓRIA


Por: Master Comunicação

Fundada em 1989, a Master começou atendendo clientes locais, cresceu em clientes da Região Sul do país e já em 1993 era selecionada para atender seu primeiro cliente nacional: o Banco do Brasil. Nesta primeira etapa, a Master foi uma das agências de publicidade do BB por oito anos (entre 1993 e 2001), criando conceitos como “Bom para você, bom para o Brasil”. Após a interrupção dos trabalhos em 2002, a agência voltou a ser selecionada em 2007. Desde então fez campanhas importantes, como o reposicionamento do BB em 2012, com a plataforma de comunicação “Bom pra todos”. Somando as duas fases, são 17 anos de expertise em marketing bancário, especificamente aplicados ao Banco do Brasil.

Em 1998, começou a trabalhar com a TIM Sul, sendo responsável pelo lançamento da marca no país e ajudando a empresa a manter o maior market share entre as operadoras de banda A (case premiado no Marketing Best Brasil). O sucesso da parceria levou a Master a ser uma das agências nacionais a trabalhar no lançamento e na comunicação de varejo da nova empresa nacional sediada no Rio de Janeiro, a TIM Brasil. A parceria durou 11 anos e rendeu cases com resultados expressivos e diversos prêmios, como o Profissionais do Ano da Rede Globo.

A experiência na construção de marcas fortes e líderes foi consolidada ao longe de quase três décadas com o atendimento a outras empresas, como Oi, GVT, Americel Celular, Kraft Foods, Inepar, Café Alvorada, Grupo Positivo, Fiat, Alphaville, Spaipa Coca-Cola, Aspro GNV, Bematech, Editel, Listel, Matte Leão, Unimed, Medial Saúde, Tecnisa, Grupo Tacla, Volvo Caminhões, Grupo Bom Jesus, entre muitas outras.

Parceria de longo prazo também foi a tônica da relação com o Ministério da Saúde. O comercial “Bráulio”, de 1996, deu início à criação de toda a plataforma de comunicação de Aids no Brasil – modelo para diversos países no mundo – que durou 15 anos e foi integralmente planejada, criada e executada pela Master. Da agência também saíram as ações antitabagismo, iniciadas com a emblemática campanha que mostrava o “cowboy que morreu de câncer” e que culminaram na lei que proibiu a indústria tabagista de veicular campanhas de seus produtos em mídia de massa. Foram criações da agência também a campanha de quebra de patentes para a adoção de medicamentos genéricos no país, a criação do personagem Zé Gotinha para as campanhas de vacinação e as campanhas contra a paralisia infantil. Uma parceria efetiva, construída ao longo de cinco mandatos de presidentes da República e 11 Ministros da Saúde, baseada no conhecimento técnico adquirido e acumulado pela equipe da agência ao longo do tempo e utilizado para trazer resultados concretos na melhoria do quadro da saúde brasileira, além do reconhecimento da crítica e das principais premiações nacionais e internacionais de comunicação – como o Leão de Prata em mídia impressa em Cannes,, troféus no Clio Awards, no Prêmio Abril, entre muitos outros.

 

TRANSPARÊNCIA

Ao longo destes 29 anos de existência, a Master participou de inúmeras concorrências para seleção de agências do setor privado e mais de 50 licitações no âmbito municipal, estadual e federal. Em algumas delas sagrou-se vencedora, em outras, não.

Após a seleção das agências vencedoras e, ao longo de toda a duração dos contratos, cada cliente promove sistemicamente processos de concorrência interna entre as agências para todas as campanhas publicitárias de maior porte, que são julgadas por comitês formados por profissionais de diversas áreas dos clientes. Trata-se de rotina prevista em contrato, que coloca as agências selecionadas em constante processo competitivo, tendo que demonstrar, a cada campanha, a capacidade, a competência e a estrutura colocadas à disposição do atendimento daquele cliente. A Master acumula, ao longo de quase 30 anos de história, mais de 150 processos concorrenciais desta natureza, onde competiu durante toda a duração dos contratos, com as demais agências selecionadas e contratadas pelos clientes.

 

FUTURO

Hoje, aos 29 anos de vida e prestes a completar três décadas em 2019, a Master continua trabalhando fortemente no desenvolvimento de parcerias duradouras com clientes nacionais e internacionais. Além dos quase 140 funcionários e quatro escritórios próprios, a Master investe em pessoas, tecnologia e inovação. Foi assim na criação da ferramenta exclusiva de gestão e diagnóstico de marcas, o BrandMastering, criado em 1998 e já na sua terceira versão. Foi assim no projeto que transformou seus principais talentos em sócios cotistas, abrindo novos espaços para as lideranças da agência. Foi assim na criação da SoWhat, a nova empresa do grupo criada para atuar em novas áreas, novos formatos e gerar novos produtos criativos.

Quem ganha com isso são nossos parceiros, funcionários e clientes, que podem ter a experiência e a ousadia à disposição para gerar resultados cada vez melhores.